Se você já ficou confuso ao usar o Present Continuous (ING), saiba que você não está sozinho. Mas a boa notícia é que se você chegou aqui, você vai sair daqui sabendo desse assunto e de forma simples. Entenda de uma vez como usar o ING.
A característica principal das ações no Present Continuous é a sua natureza momentânea, ou seja, são situações passageiras que estão ocorrendo exatamente no momento presente.
Só para exemplificar, imagine que você está tomando café neste exato momento. Daqui a alguns minutos essa ação terá se encerrado.
I’m drinking coffee. – Eu estou tomando café.
No entanto, você precisa saber que você não pode usar o Present Continuous para ações frequentes.
Você já ouviu essa frase em português, não é? “Eu estou trabalhando de segunda a sexta”. Mas essa estrutura não é apropriada no inglês. O ING é usado para situações momentâneas, não para ações que ocorrem regularmente.
Agora vamos ver a estrutura básica?
- Na forma afirmativa, a estrutura do Present Continuous segue o padrão do português. Só para exemplificar:
I’m cooking dinner. – Eu estou cozinhando o jantar.
She is studying English. – Ela está estudando inglês.
- Para formar frases negativas, é só de adicionar o not após o verbo to be (am, is, are). Alguns exemplos:
She is not studying English. – Ela não está estudando inglês.
We aren’t writing on the board. – Nós não estamos escrevendo no quadro.
- Já para a formação de perguntas em inglês, verbo to be é colocado antes da pessoa e em seguida, vem o verbo no ING. Só para ilustrar:
Is he cooking pasta? – Ele está cozinhando macarrão?
Is she studying English? – Ela está estudando inglês?
Viu só? É isso que você vai fazer com a maioria dos verbos, adicionar o ING. Como você leu, é a maioria, afinal toda regra tem uma exceção, não é mesmo?
E eu te mostro isso no vídeo super completo que fiz e deixei aqui embaixo para você. Além de te mostrar as exceções, você vai ver como pronunciar cada uma das frases que você viu e mais dicas de inglês.
Para assistir ele, aperta aqui e entenda de uma vez como usar o ING.
E então? Agora você entendeu de uma vez por todas como usar o ING? Simples, não é?
Por fim, se você quer aprender muito mais e sair do zero para a fluência no inglês em 1 ano, estudando apenas 30 minutos por dia, aperta no link abaixo para conhecer o Calendário da Fluência.